Semana de Arquitetura e Urbanismo 2020 acontece entre os dias 14 e 16 de outubro

Semana de Arquitetura e Urbanismo 2020 acontece entre os dias 14 e 16 de outubro

O tema desta edição é “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): A contribuição do arquiteto na Agenda 2030”. O evento é destinado a estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK

 

Entre os dias 14 e 16 de outubro, acontece a Semana de Arquitetura e Urbanismo 2020. Neste ano, em decorrência do distanciamento social adotado como medida de prevenção ao Covid-19, o evento será 100% online e será promovido em parceria pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UniMAX e UniFAJ.

O tema geral desta edição é “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): A contribuição do arquiteto na Agenda 2030” com foco nas cidades e comunidades sustentáveis.

“As possibilidades de atuação do arquiteto e urbanista são muito amplas. Pode-se trabalhar em diferentes contextos, sendo em menor escala na criação e desenvolvimento de um produto como um mobiliário ou em uma edificação com construção e manutenção sustentáveis ou em maior escala com desenvolvendo projetos urbanísticos, planos diretores, e até mesmo, em projetos que visem o planejamento urbano e regional e questões oceânicas”, explica a orientadora pedagógica do curso, professora Fernanda Buga Viana.

A docente ressalta, ainda, que dentro deste escopo de trabalho, o profissional de Arquitetura e Urbanismo pode contribuir intensamente com as metas estabelecidas na Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

“Como estudantes e profissionais do futuro, é essencial que estejam preparados e abastecidos de informações e que não meçam esforços e recursos para garantir o bem- estar de todos, principalmente, como arquitetos e urbanistas construir cidades e comunidades sustentáveis”, salienta a docente.  

Elena Furlan da França, gestora acadêmica do curso explica que os temas dos ODSs já estão inseridos em grande parte das atividades do curso, mas, que se faz necessário destacar quais objetivos estão sendo desenvolvidos em cada projeto ou ação que vemos. “Com isso, os alunos se tornarão multiplicadores de impacto através de ações e projetos que visam a redução da pobreza e da fome, melhoram os níveis da educação, promovem igualdade de gênero, propõe meios para a gestão responsável das águas, promovem o crescimento econômico sustentável e trabalham para o combate às alterações climáticas e dessa forma, promovem a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade”. 

 

Confira a agenda:

14/10 – Ana Maria Girotti Sperandio – Currículo: Especialista em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pós-Doutoranda em Planejamento Urbano Saudável. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade. Em suas pesquisas atua principalmente na temática do Planejamento Urbano Saudável e da Promoção da Saúde com enfoque em: Métodos de planejamento urbano para cidade saudável; Formação de Redes Sociais e Colaborativas; Políticas Públicas Saudáveis. Assunto: Cidades Sustentáveis. 

14/10 – Mariana Moretti (estudante de Arquitetura da UniMAX) – Assunto: “Sentir um quadro: Usinagem CNC para converter linguagem visual em TÁTIL”.

14/10 – Everton Braga (estudante de Arquitetura da UniMAX) – Assunto: “Análise de Projetos arquitetônicos com diagramas – Projetos para refugiados”.

14/10 – Keyla Jesus e Daniela Peron (estudante de Arquitetura da UniMAX) – Assunto: “Orientação espacial e acessibilidade para pessoas com deficiência visual na Arquitetura”.

15/10 – Fernanda Viana Buga – Assunto: “Negócios de Impacto Social na arquitetura e urbanismo”. Currículo: Mestre em Urbanismo pelo programa POSURB da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduada em Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus de Poços de Caldas. Orientadora pedagógica do curso de Arquitetura e Urbanismo do grupo UniEduK. Coordenadora do Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFAJ. Assessora técnica do Programa Sociocultural educativo -TOM da UNIFAJ. 

14/10 – Ana Vitória Tereza Magalhães – Currículo: Mestre em Ordenamento Marinho, Arquiteta e Urbanista, especialista em Ecodesign, empreendedora; formadora, palestrante e educadora no tema Sustentabilidade do Oceano; Especialista em sustentabilidade pelas Universidades de Veneza, Turim, Sevilha e Açores. Produtora de conteúdo educativo e informativo para a plataforma Ocean Immersion. Assunto: Design sustentável. 

16/10 – Pedro Renan Debiazi - Currículo: Gerente Acadêmico da Faculdade Estácio de Carapicuíba, Pedro Renan Debiazi é Arquiteto e Urbanista e Mestre em Engenharia Urbana, atualmente dedica-se a projetos de arquitetura e ao ensino e desenvolvimento acadêmico nas áreas de Arquitetura, Design, Comunicação e Artes. Assunto: Urbanismo sustentável. 

A gestora do curso destaca que ao final da Semana de Arquitetura e Urbanismo, os alunos criarão propostas de projetos extensionistas socioculturais ou de negócios de impacto social de forma a aprimorar e fixar o conteúdo visto nos três dias de evento por meio de uma atividade prática que ampliará a visão de possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

 

Vestibular 2021

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos.

VESTIBULAR 100% online – R$30 – Inscrição – https://vestibularunifaj.amigoedu.com.br/ ou http://vestibularunimaxpresencial.amigoedu.com.br/

A prova 100% online acontece no dia 25 de outubro, das 14h às 16h30.

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)