Semana de Valorização da Vida acontece entre os dias 22 e 24 de setembro

Semana de Valorização da Vida acontece entre os dias 22 e 24 de setembro

Organizado pela OAB/Indaiatuba em conjunto com a Comissão de Prevenção do Suicídio, o evento faz parte das ações da Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio e conta com apoio da UniMAX

 

Acontece entre os dias 22 e 24 de setembro (de terça a quinta-feira), das 18h30 às 19h30, a Semana de Valorização da Vida organizada pela OAB/Indaiatuba em parceria com a Comissão de Prevenção ao Suicídio de Indaiatuba e com apoio da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba (Grupo UniEduK).

O evento, que faz parte do “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio, será online, gratuito e aberto à população em geral. Para participar, basta acompanhar pelo Facebook: OAB Indaiatuba.  

“Setembro Amarelo é o mês de conscientização sobre o valor da vida. A semana tem por objetivo refletirmos sobre nosso papel na preservação desta vida e nos cuidados para com aqueles que estão em sofrimento”, destaca a gestora pedagógica do curso de RH (Recursos Humanos), professora Carla Borges, que auxilia na organização do evento.  

A presidente da OAB/Indaiatuba, Dra. Viviane Matavelli, conta que a iniciativa do evento se deu a partir de experiências pessoais que despertaram nela o desejo de falar mais abertamente sobre o assunto com intuito de ajudar outras pessoas. “Procurei a Carla que me colocou em contato com a comissão e conseguimos organizar este evento, ainda que de forma virtual, e esperamos atingir o maior número de pessoas, sejam aquelas que estejam passando por uma situação desesperadora ou mesmo familiar”, salienta. 

“Deve-se falar sobre, com cuidado para não despertar gatilhos, mas deixar de encarar a morte e o suicídio como tabu. Eu percebo que quando falo que meu pai se suicidou as pessoas olham diferente. Estou acostumada com isso. Eu acho importante, em tempos de pandemia, falar sobre isso, ajudar, valorizar e ouvir as pessoas, que estão isoladas, às vezes, sozinhas. Temos que tentar atingir o máximo de pessoas que sejam propagadoras dessa ideia”, completa Dra. Viviane. 

Por sua vez, a professora Carla conta que a semana foi pensada para atender a todas as idades. “No primeiro encontro será abordado o tema Cuidados na Melhor Idade, com o foco nos idosos e os cuidados necessários para que eles possam ter uma vida confortável e atenção para sinais de depressão”, revela.

Já no segundo encontro, a família será o foco das duas convidadas que abordarão suas experiências e os cuidados para que a família compreenda suas ações e os limites da ajuda.

No encerramento, a abertura será feita pela aluna de Direito da UniMAX, Giulia Agg que irá cantar e, em seguida, as convidadas abordarão as ansiedades e situações de risco em que crianças e adolescentes podem estar envolvidas.

“A questão da ideação suicida e as tentativas serão abordadas de maneira mais sutil, oferecendo a todos os participantes oportunidade de compreender a dimensão de sua atuação diante destas realidades”, conclui professor Carla.

Também apoiam o evento a Prefeitura de Indaiatuba, Vindima Comunicação – Agência de Propaganda e Phoenix Assessoria Empresarial.

CONFIRA A AGENDA COMPLETA:

  •         Tema: “Cuidados na Melhor Idade”

Data: 22 de setembro

Horário: às 18h30

Convidados: Vanessa Gubel (médica geriatra) / Ricardo Bueno Reis (advogado e secretário adjunto da OAB/Indaiatuba)

  •         Tema: “Os limites da ajuda”

Data: 23 de setembro

Horário: às 18h30

Convidados: Eunice Schlieck (advogada) / Leza Serpa (psicóloga e mestre em psicopedagogia)

  •         Tema: “Comportamento suicida em crianças e adolescentes”

Data: 24 de setembro

Horário: às 18h30

Convidados: Ana Kelly Tecco de Souza (especialista em Saúde Mental) /Katia Aparecida Precoma (psicóloga pós-graduada em Saúde Mental)

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)