Simulação de explosão treina alunos de Enfermagem da UniMAX para atendimento de múltiplas vítimas

Simulação de explosão treina alunos de Enfermagem da UniMAX para atendimento de múltiplas vítimas

O Método Start, utilizado em guerra, foi a técnica de triagem utilizada para o aprendizado dos futuros enfermeiros

A simulação de explosão de um laboratório de Informática foi a aula prática dos estudantes de Enfermagem da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba. A atividade aconteceu no campus I e teve por objetivo treinar os alunos para o atendimento a múltiplas vítimas a partir do Método Start. A orientação e avaliação foi feita pelo do coordenador da graduação, professor Alexandro Marcos Menegócio, Beatriz Castanheira e Patricia Queiroz.

Os alunos do 8º semestre foram avaliados em toda a simulação e contaram com apoio dos estudantes dos outros semestres de Enfermagem e do curso Administração, e voluntários externos fazendo o papel das vítimas.

Na ocasião, os alunos interpretaram pessoas com diversas feridas fictícias, entre fraturas e queimaduras e até simulando óbito. “Um dos desafios desta atividade, é trabalhar com uma equipe pequena de profissionais para atender todos os feridos, realizando a seleção e prioridade de atendimento. O intuito é analisar a conduta do estudante diante da situação. Para a simulação, contamos com o apoio da Guarda Municipal de Indaiatuba e setores de ambulância”, explica o professor Alexandro.

Criado pelo médico Barão Dominique Jean Larrey, que serviu ao exército francês, o Método Start foi utilizado na guerra, em que ele verificava quais soldados teriam condições ou não de permanecer na frente de batalha. Para que o Método surta efeito é necessário que os envolvidos na ação tenham uma comunicação eficaz entre si para que possam definir uma boa tática a ser utilizada em cada situação do acidente.

Para o coordenador do curso, este é uma ação de grande impacto na vida do futuro enfermeiro. “Momentos como esse por meio da simulação realística em cenários de prática, são uma das estratégias de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que por meio do briefing e debriefing fundamentam a prática, em que os alunos aprendem pelo erro, tendo a possibilidade de refletir sobre sua prática e de seus colegas, colocando-se no centro de sua própria aprendizagem”, conclui.

Saiba mais sobre Enfermagem, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Telefone: (19) 3885-9900

Texto/Fotos: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)

11/12/2019