Transformação em rede saúde-escola é destaque do encontro promovido pela UniMAX

Transformação em rede saúde-escola é destaque do encontro promovido pela UniMAX

O evento teve por objetivo apresentar as principais ações realizadas pela integração Ensino e Serviço entre o curso de Medicina de Indaiatuba, Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Hospital Augusto de Oliveira Camargo e Hospital Sírio-Libanês

“Nossa intenção é transformar a rede em saúde-escola. Queremos mudar a forma do cuidado no município. O caminho para melhorar o serviço de saúde em Indaiatuba é por meio do ensino”, destacou a Secretária Municipal de Saúde de Indaiatuba, Graziela Garcia, durante o Encontro Integração Ensino e Serviço promovido pelo curso de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck em dezembro.

O evento teve por objetivo mostrar as principais ações, benefícios e desafios do primeiro ano dos alunos de Medicina integrado às equipes do SUS (Sistema Único de Saúde) do município e do HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo).

Na oportunidade, os futuros médicos apresentaram vídeos com a experiência vivida nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), além disso, os participantes do evento assistiram a um vídeo institucional e receberam uma revista com as opiniões de gestores públicos e das entidades parceiras; facilitadores/professores; preceptores/médicos das UBS; enfermeiros, coordenadores, agentes comunitários de saúde, famílias atendidas pelas UBS, entre outros profissionais.

“É como uma gestação. Este foi um ano para adaptar a casa para a chegada dos novos membros, que são os alunos. Achamos isso muito importante para o desenvolvimento da saúde de nossa cidade”, ressaltou o Diretor Técnico do HAOC, José Carlos da Motta.

A intermediação do evento foi realizada pelo Diretor da UniMAX, professor Hércules Domingues e contou com a presença do Reitor, professor Ricardo Jorge Tannus, que reforçou a busca incessante do Centro Universitário em elevar ainda mais o curso de Medicina de Indaiatuba, que já está entre os 14 melhores do país. O objetivo é se tornar um dos cinco primeiros do Brasil.

Estiveram presentes, ainda, o Prefeito, Nilson Gaspar; representando o HAOC, o Diretor Administrativo, Marco Antonio Barroca e o Diretor Financeiro, Ronaldo José Garcia, os membros do Conselho Consultivo de Medicina da UniMAX, Dr. Silvano Raia; Dr. Giovanni Guido Cerri e Dr. Paulo Chapchap; o Presidente da Faculdade de Medicina e Professor da Universidade do Minho, Nuno Sousa; a Coordenadora da Integração Ensino-Serviço, Luciana Mori Gomes, além das equipes multidisciplinares das UBS, professores e comunidade em geral. O Pró-Reitor, professor José Carlos Coimbra, também prestigiou o evento.

Confira na íntegra a Revista Integração Ensino e Serviço do curso de Medicina – clique aqui!

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

12/12/2019