UNIMAX NA PRÁTICA – ARQUITETURA E URBANISMO

UNIMAX NA PRÁTICA – ARQUITETURA E URBANISMO

Aula de campo sobre Topografia

Orientados pelo professor Carlos Cenci, os alunos de Arquitetura e Urbanismo da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba estudam sobre Topografia, um tópico, geralmente, abordado nesta graduação e estruturado como uma disciplina “muito técnica”, mas de suma importância para a formação dos futuros profissionais. Por isso, o docente conduziu a aula de forma diferenciada.

“No ponto de vista do projeto arquitetônico e da prática profissional, a modelagem do terreno é um elemento intrínseco a processo projetual e pré-requisito para execução de qualquer construção. Nesse contexto, com o objetivo de melhorar o ensino e aplicar metodologias ativas que pudessem ser efetivas de fato, eu trouxe para disciplina de Topografia um conjunto de estratégias relacionadas a essas metodologias: como, por exemplo, instrução Aprendizagem por projetos (PjBL), Aprendizagem por problemas (PBL), sala de aula invertida e finalmente uma prática de campo”, destaca o professor.

O docente ressalta, ainda, que a prática buscou envolver toda a parte teórica e matemática do conteúdo, como também trazê-la para campo em uma aplicação direta. “Os alunos usaram teodolitos, bússolas e réguas para fazer um levantamento planialtimétrico de diversas áreas do campus I da UniMAX. É importante salientar que durante todo o período de estudos os alunos não só desenvolveram as habilidades de feitura, interpretação e elaboração de levantamentos, como também do uso do conjunto instrumental relacionado à topografia”, conclui.

Saiba mais sobre Arquitetura e Urbanismo, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Telefone: (19) 3885-9900

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

24/12/2019