UNIMAX NA PRÁTICA – ARQUITETURA E URBANISMO

Maquete da Ville Radieuse em Paris

Um desafio foi apresentado pela professora Iara Fioravanti aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba: reproduzir em uma maquete a proposta de restauração da Ville Radieuse, uma cidade de Paris do século XV.

Conhecida também por Cité Radieuse, a Cidade Radiante na tradução, foi um projeto não executado de autoria do arquiteto Le Corbusier, que prometia um local que valorizasse a luz do sol, o ar fresco e zonas verdes para seus habitantes. A nova cidade seria composta por gigantes blocos de apartamentos e grandes espaços ajardinados. Seu trabalho influenciou a Carta de Atenas, um manifesto urbanístico resultante do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, realizado em Atenas em 1933.

Segundo a professora, a ideia ao propor a construção da maquete foi a de que os alunos chegassem à conclusão de que o projeto era incabível. “A intenção foi levá-los a entender os princípios urbanísticos da cidade existente e as propostas que são apresentadas historicamente, compreender quantas são cabíveis para as cidades e trazer isso para nossa atualidade”, explica Iara.

Saiba mais sobre Arquitetura e Urbanismo, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

17/12/2019