UNIMAX NA PRÁTICA – ARQUITETURA E URBANISMO

UNIMAX NA PRÁTICA – ARQUITETURA E URBANISMO

Visita técnica às ruínas da Fábrica da Fazenda Pimenta – Indaiatuba

Um levantamento técnico nas ruínas da antiga fábrica da Fazenda Pimenta em Indaiatuba foi o foco da visita dos estudantes do 7º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UniMAX – Centro Universitário Max Planck. A atividade foi orientada pelo professor Raul Penteado e teve por objetivo subsidiar o projeto de um museu que os alunos irão desenvolver ao longo do semestre.

Na oportunidade, os estudantes analisaram as condições da área, as faces do terreno para saber se recebem sol na parte da manhã ou da tarde e as presenças vegetais existentes no terreno como árvores e arbustos que devem ser mantidos, além de identificação de arruamentos em torno do local para escolherem a melhor forma de acesso, entrada e saída de serviços e de cargas.

“Na Europa, a história da Arquitetura passa pelo reaproveitamento de ruínas ou transformação de prédios pré-existentes. No Brasil, é um assunto relativamente novo, que tem sido abordado com pouco mais de cuidado nos últimos 15 ou 20 anos”, explica o professor Raul. “Reaproveitar um edifício é muito importante, porque se economiza muito material e muita energia com a produção de novos tijolos, com a fabricação de cimento e com a entrega de produtos na obra”, completa.

O professor considera, ainda, que o reaproveitamento ajuda a preservar um pouco da memória de algumas edificações antigas e que, geralmente, são importantes para o bairro e cidade onde estão inseridas. “É sempre bom despertar no aluno o interesse pelo patrimônio, pelo restauro e pelo resgate, pois a Arquitetura não é apenas construir edificações novas; mas também entender a importância das antigas”, destaca.

Para ele, este tipo de projeto prioriza a identidade, a economia de recursos, a sustentabilidade e a economia de energia. “Tudo isso está envolvido num projeto que se reutiliza edificações pré-existentes que tenham algum caráter histórico e valor para a cidade”, diz. “Vamos fazer uma reconversão dos galpões da Fazendo Pimenta para um novo uso, não mais como armazéns, mas agora como a proposta de criar um museu junto de edificações novas que conversem com as antigas”, conclui o docente.

Saiba mais sobre Arquitetura e Urbanismo, clique aqui!

SERVIÇO

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.unimax.edu.br

Dias e horários: de segunda a sexta-feira, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30.

Local: Campus I – Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba/SP

Telefone: (19) 3885-9900

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

16/04/2020