UNIMAX NA PRÁTICA- BIOMEDICINA

UNIMAX NA PRÁTICA- BIOMEDICINA

Alunos do 1º semestre conhecem funcionamento, regras e equipamentos do laboratório de química

A professora do curso de Biomedicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba, Francine Fábrega, destaca que em uma graduação voltada à área da saúde, os alunos têm diversas disciplinas que demandam o uso do laboratório e para que isso ocorra corretamente é necessário que conheçam o funcionamento, as regras e os equipamentos utilizados no cotidiano desse ambiente.

Por isso, logo no 1º semestre, primeiramente são informados sobre as regras do laboratório e a importância de obedecê-las, deste modo, buscando evitar acidentes. Orientados, os estudantes assinam um termo declarando ciência sobre as normas de segurança a serem seguidas.

Num segundo momento, o funcionamento do laboratório é apresentado, como o uso da capela para manipulação de substâncias tóxicas, equipamento de proteção coletiva indispensável em todos os laboratórios que desenvolvam algum tipo de trabalho com manuseio de produtos químicos tóxicos, vapores agressivos, partículas ou líquidos em quantidades e concentrações perigosas e prejudiciais à saúde. “Nessa etapa, é utilizada a metodologia de Rotação dos Estações, em que os alunos percorrem as bancadas onde estão dispostas as vidrarias e porcelanas e com a ajuda da internet encontram as informações sobre o uso correto de cada uma delas, preenchendo o relatório”, explica a docente.

De acordo com Francine, a atividade tem por objetivo, além de passar aos alunos conhecimento sobre as regras de funcionamento do laboratório de química, mostrar as vidrarias e suas funções. “A vantagem da aula é que no próximo momento quando os alunos estiverem no laboratório para conhecerem algo mais específico já terão habilidade com as vidrarias e porcelanas e poderão desfrutar de um novo conhecimento”, finaliza.

Saiba mais sobre Biomedicina, clique aqui!

 

SERVIÇO

UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Site: www.unimax.edu.br

Telefone: (19) 3885-9900

 

Texto: Isabella Fracaroli Menegocio

Edição e Revisão: Tatiane Dias – (MTB 67029)