UNIMAX NA PRÁTICA – ENFERMAGEM

Desenvolvimento de um olhar ampliado a partir de situação-problema

Com o objetivo de formar profissionais mais completos e aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho, a UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba, atua por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que valorizam e ampliam a percepção de cada aluno. Este método é trabalhado nos mais de 20 cursos oferecidos pela instituição, como exemplo, o curso de Enfermagem.

Sob a orientação do coordenador de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio, os estudantes do 1º semestre foram conduzidos a construírem linhas de base e núcleo de sentido. “O objetivo foi a partir de uma situação-problema desenvolver um olhar ampliado sobre a problemática, identificando dificuldades e necessidades deste caso com a proposta final de aprendizagem baseada em projetos”, explica o docente.

Com o tema central, educação permanente, educação continuada e integração ensino serviço na enfermagem, foi lançado uma situação problema, com a possibilidade de um brainstorming, discussão em pares e posterior interpretação da situação problema, valorizando os saberes prévios dos discentes e a partir deste momento ampliar o conhecimento com foco em uma aprendizagem significativa.

Por meio desta metodologia, os conceitos são estudados à medida que fazem sentido aos estudantes, aplicados a projetos reais. O espaço da sala de aula é utilizado para discussões, resolução de atividades e projetos individuais ou coletivos. A sala de aula se transforma em um espaço de construção e reflexão do aprendizado.

Com isto, o professor e o aluno desenvolvem papéis diferentes com relação à proposta de ensino tradicional e as novas configurações de aulas permitem a interação, colaboração e envolvimento com as tecnologias.

Saiba mais sobre Enfermagem, clique aqui!

UniMAX – Centro Universitário Max Planck

www.unimax.edu.br