UNIMAX NA PRÁTICA – FISIOTERAPIA

UNIMAX NA PRÁTICA – FISIOTERAPIA

Pilates aplicado à Neurologia com a fisioterapeuta Jaqueline Fernanda do Carmo

A convite da professora Alline Camargo, a fisioterapeuta Jaqueline Fernanda do Carmo trouxe o tema “Pilates aplicado à Neurologia” aos alunos do curso de Fisioterapia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba. A palestrante convidada é pós-Graduada em Fisioterapia Neurológica Adulto e Infantil pela AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) São Paulo e instrutora de Pilates e Pilates Aplicado à Neurologia.

O assunto foi abordado dentro da Aula de Fisioterapia Neurofuncional e ocorreu na Interclínicas. “O Pilates vem conquistando muitos adeptos mundo afora e a prática pode ser inclusiva no que diz respeito aos pacientes neurológicos, também. As posturas e exercícios podem colaborar em muito para a reestruturação dos padrões motores e melhor qualidade de vida”, explica a fisioterapeuta Jaqueline.

Alguns dos tópicos abordados pela palestrante foram: história do Pilates e aperfeiçoamento para a área neurológica; posturas, exercícios e pilares da prática, diferenciais da aplicação na área neurológica estudo de casos clínicos AVC (Acidente Vascular Cerebral), Parkinson e ataxias cerebelares.

De acordo com Alline, a aula proporcionou aos alunos competências e habilidades relacionadas ao pensamento crítico para a neuroreabilitação e aperfeiçoamento contínuo, à construção de plano de tratamento completo e à individualidade do tratamento (ser humano como ser único, global e complexo). Além da adequação sociocultural sobre a realidade dos pacientes, expectativa de tratamento e objetivos fisioterapêuticos. “Os pacientes têm mais acesso às informações sobre sua própria reabilitação e hoje são considerados participantes ativos do seu processo de recuperação, sendo que seus desejos e experiências reais devem ser levados em conta pelo profissional de reabilitação. O bem-estar do paciente quanto à sua condição e tratamento proposto e escolhido faz toda a diferença no seu processo de recuperação”, destaca.

Por fim, a professora enfatiza que o estudante, ao ter conhecimento sobre a prática do Pilates na Neuroreabilitação, pode representar um grande diferencial não só no mercado de trabalho, como também na vida de seus pacientes e qualidade de seu atendimento.

Saiba mais sobre Fisioterapia, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Telefone: (19) 3885-9900

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)