UNIMAX NA PRÁTICA – FISIOTERAPIA

Teste de caminhada de 6 minutos e índice tornozelo-braço

Com o objetivo de avaliar a capacidade funcional de um paciente por meio da mensuração da maior distância percorrida dentro de um espaço de tempo determinado, os estudantes de Fisioterapia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba – participaram de uma aula prática em que puderam aplicar o teste de caminhada de 6 minutos, e índice tornozelo-braço orientados pela professora Paula Lima.

A atividade faz parte da disciplina de Fisioterapia Cardiovascular e aconteceu no Laboratório de Vivências com os alunos do 7º semestre. “O teste de caminhada de 6 minutos é simples: o paciente faz a caminhada no maior ritmo que tolerar para verificarmos, de acordo com o resultado dos metros percorridos, se a capacidade pulmonar e cardíaca está dentro do limite esperado”, explica a docente.

Paula informa ainda que este teste é indicado para pacientes que apresentam problema pulmonar e cardíaco, a fim de ter sua capacidade funcional avaliada. “Além disso, o teste é um preditor de mortalidade e morbidade. Se o paciente não consegue percorrer pelo menos 300 metros, ele tem grandes chances de internações hospitalares e até evoluir para óbito”, ressalta.

Outra atividade praticada pelos estudantes foi o índice tornozelo-braço que avalia a presença de doença arterial periférica nos pacientes que apresentam fatores de risco como os cardiopatas e pessoas com diabetes. “O índice serve para verificar a integridade da circulação arterial nos membros inferiores e está relacionado a doenças coronarianas, e também com o AVC (Acidente Vascular Cerebral)”, diz a professora.

“Ambos são testes simples, de baixo custo, seguro, e não invasivo que podem ser realizados de forma ambulatorial pelos alunos, ou mesmo no hospital, para verificar esses problemas de saúde. Além disso, é bem aceito pelos pacientes”, completa Paula.

Na oportunidade, os futuros fisioterapeutas também foram orientados sobre as contraindicações; os parâmetros para avaliação; os pré-requisitos do avaliador, e as questões relacionadas à segurança do paciente durante o teste; os procedimentos e materiais necessários; protocolo; análise de resultados; entre outras informações.

Saiba mais sobre Fisioterapia, clique aqui!

UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.unimax.edu.br

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)