Proteção do sistema nervoso
Estudantes de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba realizaram, em atividade prática, estudo sobre a proteção do sistema nervoso utilizando peças sintéticas do laboratório de Anatomia. A orientação desta atividade foi realizada pelo professor João Barbieri.
O sistema nervoso é formado por um conjunto de órgãos responsáveis por receber e transmitir respostas a serem executadas pelo corpo e é classificado como sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP).
O SNC age como um centro integrador, processando todas as informações dos impulsos recebidos. O sistema formado por quatro estruturas: crânio, meninges, liquor (líquido cerebrospinal) e barreira hematoencefálica funcionam como proteção deste centro de interconexões tanto para o meio externo como interno
As meninges são membranas conjuntivas que possuem três subdivisões: dura-matér, aracnoide e pia-máter, sendo a aracnoide e pia-máter separadas pelo liquor, um fluído aquoso e incolor que ocupa o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares.
Essas foram algumas das informações estudadas pelos estudantes de Medicina com intuito de compreenderem melhor o funcionamento do corpo humano e assim poderem contribuir no cuidado à saúde das pessoas.
Saiba mais sobre o curso de Medicina, clique aqui.
Texto: Natalia Komori
Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)
Fotos: Natalia Komori/Edição: Claudia Shirano
22/10/2019