UNIMAX NA PRÁTICA! MEDICINA VETERINÁRIA

UNIMAX NA PRÁTICA! MEDICINA VETERINÁRIA

Atendimento clínico em pequenos animais e teste de mastite em vacas lactantes

Alunos do 4º semestre de Medicina Veterinária da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba participaram de atendimentos clínicos realizados em pequenos animais e teste de mastite em vacas lactantes. A orientação foi feita pelas professoras Danieli Perez e Bianca Gerardi no HEV (Hospital-Escola Veterinário).

Os atendimentos clínicos em pequenos animais foram realizados para determinar se os cães observados em aula poderiam participar da campanha de castração. Na ocasião, foram realizados exames físicos, coletas de sangue e ultrassom abdominal em machos e fêmeas para a avaliação de trato reprodutivo. Nas fêmeas, foram avaliados útero e ovários e nos machos, próstata e testículos.

Já em relação aos grandes animais, a aula foi no curral do HEV, onde os alunos fizeram o teste de mastite nas vacas lactantes. Para isso, foram utilizados tanto a caneca de fundo preto como a raquete CMT (Califórnia Mastite Teste).

Por definição, a Mastite é uma inflamação da mama, frequente em vacas de leite, que pode ser causada tanto por microrganismos como também de forma traumática. Existem dois tipos de mastite: subclínica e clínica. Na subclínica, não há alterações no leite ou sinais de inflamação na mama. Os testes são feitos em campos ou em laboratórios, como a raquete CMT que foi utilizada em aula pelos alunos.

Esta raquete possui quatro campos em que foram colocadas as amostras de leite de cada teta, assim misturada com o reagente, foi feita a homogeneização e possível identificação dos resultados. A vaca utilizada em aula teve o resultado negativo para mastite.

Já pela Mastite clínica é possível identificar se o úbere está inflamado e dolorido, se possui febre ou queda na produção e apresentação de alteração no leite como grumos, pus e cor. Esse teste pode ser feito na caneca de fundo escuro ou caneca telada.  Caso o resultado seja positivo, pode acarretar prejuízo para fazenda que trabalha com a produção de leite, tanto com a queda de produtividade quanto com gastos em medicamentos, descarte de leite e animais.

Para o futuro médico veterinário, este conhecimento é essencial para diagnósticos e tratamentos dos animais em casos positivos.

Saiba mais sobre o curso de Medicina Veterinária.

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Telefone: (19) 3885-9900

 

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

 

Texto: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)