UNIMAX NA PRÁTICA- MEDICINA VETERINÁRIA

UNIMAX NA PRÁTICA- MEDICINA VETERINÁRIA

Diagnóstico e tratamento de infecções bacterianas e fúngicas dos animais

Alunos do 3º semestre de Medicina Veterinária da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba – desenvolvem o projeto “Diagnóstico e tratamento de infecções bacterianas e fúngicas dos animais”.

Envolvendo as matérias de Microbiologia e Farmacologia, os alunos desenvolveram o projeto com o intuito de diagnosticar e tratar infecções causadas por microrganismos como fungos e bactérias.  De acordo com a professora Luisa Zanolli Moreno, esse projeto foi proposto aos alunos a fim de que fossem capazes de desenvolver os conceitos teóricos e os procedimentos práticos para a realização de diagnóstico microbiológico de amostras biológicas coletadas no HEV (Hospital-Escola Veterinário).

Para tanto, os estudantes selecionaram dois casos clínicos no HEV para realizar a coleta de amostras clínicas, fizeram a semeadura dessas em diferentes meios de cultura e, posteriormente, os procedimentos de microscopia e interpretação de testes bioquímicos para a caracterização dos microrganismos isolados. A partir dos resultados microbiológicos, os alunos passaram a avaliar as possibilidades de tratamento medicamentoso considerando os resultados obtidos e os respectivos casos clínicos.

Segundo a professora Luisa Zanolli Moreno, encerrando o projeto, os alunos conseguiram desenvolver o raciocínio diagnóstico, estabelecendo um diagnóstico microbiológico presuntivo e obtiveram as informações necessárias para a escolha consciente de um tratamento medicamentoso.

Para a realização do projeto os alunos tiveram apoio das professoras Luisa Zanolli Moreno, Laís Morais Paiz, Monica Ruz Peres Palermo e Amanda Baracho, da coordenação do curso, dos aprimorandos e colaboradores do HEV-UniMAX.

 

Saiba mais sobre Medicina Veterinária, clique aqui!

 

SERVIÇO

UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Local: Campus I – Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba/SP

Telefone: (19) 3885-9900

 

Texto: Isabella Fracaroli Menegocio

Edição e Revisão: Tatiane Dias – (MTB 67029)

08/05/2020