UNIMAX NA PRÁTICA – PEDAGOGIA

Apresentação das unidades didáticas de Matemática

A professora Sheila Salles Mendes, coordenadora do curso de Pedagogia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba – conduziu com os estudantes do 4º semestre, a uma atividade prática relacionada à Unidade Didática de Matemática e que integra o aprendizado da disciplina Fundamentos e Métodos de Ensino da Matemática.

“A intenção é criar uma unidade didática de matemática que envolva uma abordagem prática, lúdica e significativa de modo que permita a compreensão e a construção do conhecimento matemático pelo aluno na Edu. Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvendo as competências indicadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) ”, explica a docente.

Ela conta que a abordagem dos conhecimentos e conceitos matemáticos são explorados numa linguagem apropriada para alunos, com abordagem prática, lúdica e significativa a partir das habilidades definidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e envolvem diversificadas abordagens: realização individual; uso de calculadora; para realização em equipes; resolução de problemas; exercícios de fixação e treino; pequenas investigações (pesquisas); materiais concretos e jogos; utilização de tecnologias (jogos online, softwares, aplicativos etc.).

A coordenadora ressalta que a unidade deve indicar metodologia e instrumentos de avaliação, além do Manual para o professor que deve incluir orientações para o docente, resoluções comentadas de todas as atividades e sugestões diversas (outras atividades, links interessantes, material complementar etc.).

“O objetivo de elaboração desse projeto Unidade Didática é desenvolver competências e habilidades docentes referentes ao planejamento e preparação de material didático para ensino de matemática, desde a educação infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, considerando as orientações e definições da BNCC”, destaca Sheila.

Ela salienta, ainda, que para criação dessa unidade didática, os estudantes precisaram se dedicar ao estudo dos conteúdos de matemática tendo em vista a preparação de aulas e de material didático. “A abordagem dos conteúdos foi feita buscando as diferentes estratégias didáticas e articulando conhecimentos diversos sobre as metodologias de ensino e aprendizagem, exploração de materiais didáticos, jogos e outras tecnologias que favorecem a aprendizagem”, conclui.

Saiba mais sobre Pedagogia, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

29/12/2019