UNIMAX NA PRÁTICA – PEDAGOGIA

UNIMAX NA PRÁTICA – PEDAGOGIA

Seminários sobre Pedagogia Waldorf e Reggio Emilia

Alunos do 2º semestre do curso de Pedagogia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba – realizaram apresentações de seminários sobre Pedagogia Waldorf e Reggio Emilia como atividade das aulas de Teorias de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas lecionada pela professora Jacimara Miranda.

De acordo com a docente, cada grupo teve de pesquisar as características da concepção pedagógica, buscar vídeos e atividades relacionadas aos dois temas. “É interessante notar, que mesmo os quatro grupos pesquisando sobre o mesmo assunto, o resultado foi tão positivo que cada grupo trouxe a concepção da Pedagogia Waldorf ou de Reggio Emilia de uma forma e com atividades diferenciadas que, ao fim, trouxeram um conhecimento completo aos alunos”, ressalta.

Jacimara destaca que a partir da atividade os estudantes desenvolveram a compreensão das diferentes teorias pedagógicas que embasam a prática docente e se apropriaram de práticas docentes coerentes com metodologias que privilegiam as múltiplas dimensões da formação humana. “A importância se deve ao fato de o aluno realizar uma atividade prática, de maneira autônoma, com a supervisão do professor, ou seja, o aluno busca o conhecimento em diferentes formas e tem de assimilá-lo e reorganizá-lo para poder compartilhar com os demais colegas da sala”, salienta.

“Com esta atividade atendemos também aos objetivos propostos em avaliações externas como o ENADE, no que diz respeito a Planejar, desenvolver e avaliar situações de ensino-aprendizagem propondo metodologias específicas para as diferentes áreas, considerando as múltiplas dimensões da formação humana”, enfatiza a professora.

Por fim, ela considera que a atividade atendeu também ao que é proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior que diz: “Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas”, diz.

Saiba mais sobre Pedagogia, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Telefone: (19) 3885-9900

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

14/12/2019