UniMAX orienta futuros administradores a lidarem com a ansiedade no ambiente de trabalho

UniMAX orienta futuros administradores a lidarem com a ansiedade no ambiente de trabalho

Ansiedade foi o tema do projeto Conversa Aberta promovido pelo TOM – Sociocultural aos estudantes de Administração do Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba

 

“Ansiedade” foi o tema do projeto “Conversa Aberta” promovido pelo TOM – Sociocultural  e que foi destinado aos estudantes de Administração da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba. O evento aconteceu na primeira semana de novembro e contou com a contribuição da psicanalista, escritora e curadora do TOM, professora Flaviana Machado Tannus, do coordenador do curso de Administração, professor Gustavo Gabriel Aquino Santos e da professora Adriana Bisterzo.

De acordo com Adriana, o tema foi escolhido, pois como futuros administradores, os alunos terão de lidar com pessoas ansiosas no quadro de colaboradores das empresas em que irão atuar. “Quanto mais alto o cargo, maior a pressão e maior a tomada de decisão. É necessário lidar com isso e gerenciar a ansiedade de toda equipe”, diz.

Por sua vez, a professora Flaviana explicou o que é a ansiedade e que existem vários níveis de ansiedade desde uma expectativa em relação a um evento que irá ocorrer, como uma viagem, até aquela que pode afetar a rotina de trabalho do indivíduo. Ela destacou, ainda, que a ansiedade pode ser decorrente de uma alta demanda de trabalho, pressão do chefe, entre outros motivos.

A psicanalista também fez um resgate histórico sobre a popularização da ansiedade que aconteceu após a 2ª Guerra Mundial, com o boom da indústria farmacêutica e revolução industrial, momento em que os soldados sobreviventes dos combates passaram a consumir uma alta quantidade de ansiolíticos, analgésicos, entre outros medicamentos para atenuar as experiências vividas na Guerra.

Flaviana ressaltou que a ansiedade tem atingido patamares epidêmicos e que o ser humano enfrenta dificuldades para lidar com avanço da tecnologia e com a quantidade e rapidez da informação, sem o tempo necessário para assimilar e compreender o conteúdo recebido.

Ela falou, ainda, sobre a prescrição de medicamentos, sobre aprender a lidar com sentimentos e a importância da prática esportiva na administração da ansiedade. “Quando a gente fala, encontra uma nova trilha. A gente diz: eu sou depressivo e não eu estou depressivo. Eu sou ansioso e não estou ansioso. Entre ser e estar há uma imensa diferença”, salienta.

Após a participação dos alunos com diversas perguntas, encerrando a conversa aberta, o professor Gustavo Gabriel compartilhou sua experiência pessoal sobre o tema.

Saiba mais sobre Administração, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Telefone: (19) 3885-9900

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

Fotos: Maria Caroline Cabral/Edição: Claudia Shirano

23/11/2019