Uso da realidade virtual na avaliação e reabilitação neurológica é objeto de estudo do curso de Fisioterapia

Uso da realidade virtual na avaliação e reabilitação neurológica é objeto de estudo do curso de Fisioterapia

Para tratar sobre o tema, o Grupo UniEduK convidou a fisioterapeuta Sara Regina Meira Almeida, doutora e mestre em Ciências Médicas pela UNICAMP

 

Com o intuito de proporcionar conhecimento e compartilhar conteúdo atualizado em sintonia com as tecnologias disponíveis no mercado de trabalho, o curso de Fisioterapia do Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX) promoveu uma Aula Magna sobre “Uso da realidade virtual na avaliação e reabilitação neurológica”. Para isso, foi convidada Sara Regina Meira Almeida, Doutora e Mestre em Ciências Médicas pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

“A ideia de trazer este tema para os alunos foi pautada na necessidade em todas as áreas da apropriação e familiaridade com as ferramentas digitais. Tentamos mostrar para os alunos que as tecnologias vieram para ficar e que com criatividade e conhecimento podemos aperfeiçoar os saberes dentro da nossa área de atuação”, explica a gestora do curso, professora Erica Passos Baciuk.

Na oportunidade, Dra. Sara falou sobre reabilitação neurofuncional com o objetivo de recuperar a função perdida e aumentar a autonomia dos pacientes; variedade de métodos e recursos disponíveis; uso da tecnologia computacional; ambiente na realidade virtual; realidade virtual aumentada; entre outros tópicos.

De acordo com a palestrante, as ferramentas digitais utilizadas de maneira consciente e planejada, contribuem para o desenvolvimento das funções perdidas e o aumento da autonomia de pacientes.

SOBRE A PALESTRANTE

 Além do doutorado e mestrado, a palestrante é graduada em Fisioterapia pela EMESCAM (Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória), Dra. Sara também é especialista em Fisioterapia aplicada a Neurologia do Adulto pela Escola de Extensão da UNICAMP. Ela possui experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Neurológica e Respiratória, atuando principalmente nos seguintes temas: conectividade cerebral em AVC (Acidente Vascular Cerebral); reabilitação motora e respiratória em AVC; apneia do sono e qualidade do sono. A profissional integra, ainda, o grupo de pesquisa Neurovascular da UNICAMP.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)