VI Semana Jurídica AMATRA e Max Planck finaliza com discussões importantes

VI Semana Jurídica AMATRA e Max Planck finaliza com discussões importantes

~Publicado em 25.05.2016~
Iniciativa do curso de Direito reuniu especialistas que falaram sobre os reflexos do novo Código de Processo Civil ao Processo do Trabalho

 

Alunos, ex-alunos e especialistas em Direito Trabalhista marcaram presença nos dois dias da VI Semana Jurídica da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRAXV) da 15ª Região. Iniciativa do curso de Direito da Max Planck, o evento aconteceu em 18 e 19 de maio, no auditório da Prefeitura de Indaiatuba. “As palestras superaram as expectativas porque os temas são muito atuais e foram bem expostos pelos convidados. Além disso, a postura dos especialistas foi sensível e carismática, o que contribuiu para atrair a atenção dos alunos”, afirmou a professora de Direito Civil, Camila Reimberg.

A Semana Jurídica teve como objetivo levar aos alunos e advogados da região posicionamentos extremamente recentes sobre os reflexos do novo Código de Processo Civil (CPC) ao Processo do Trabalho. Por isso, os temas escolhidos foram: O princípio da colaboração no novo CPC; a Solução de conflitos na Justiça do Trabalho;  o Sistema de Precedentes no novo CPC; e O artigo 489 do Novo CPC e o Processo do Trabalho. Os assuntos foram tratados, respectivamente, pelos juristas convidados Maria da Graça Bonança Barbosa, Laura Bittencourt Ferreira Rodrigues, Firmino Alves Lima e Guilherme Guimarães Feliciano.

Os alunos de Direito participaram ativamente da produção do evento. Além disso, um grupo de estudante dos 7º e 9º semestres ficou responsável pela condução do protocolo nos dois dias de evento e pela recepção dos participantes. Os demais fizeram relatórios para horas complementares e atividades. “Gostei bastante das palestras. A Dra. Maria da Graça, por exemplo, demonstrou uma paixão pela profissão, mesmo após tantos anos de carreira. E isso é muito inspirador. Como me identifico com a área Trabalhista, foi uma ótima oportunidade, inclusive, para eu aprimorar o TCC que estou produzindo”, afirma Letícia Colitti, aluna do 9º semestre.

Formado em 2015 pela Faculdade Max Planck, o advogado Daniel Fatini fez questão de comparecer aos dois dias de evento. “Não sabemos como a Justiça vai tratar os casos a partir de agora, com o novo CPC. Então, é muito interessante ouvir a opinião dos especialistas. Sempre que posso eu participo”, comentou.

Para o presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito da Max Planck, Caique Vilela, a Semana Jurídica foi extremamente positiva. “São questões de extrema importância e, nesse sentido, as palestras foram apresentadas de forma bastante prática, contribuindo para nos ampliar o olhar sobre o tema”, disse o aluno do 9º semestre.

“Em março deste ano entrou em vigor o novo Código de Processo Civil, talvez a maior lei que regula tramitação de processos no país. E este evento trouxe a visão de profissionais experientes e gabaritados sobre os reflexos desta nova legislação aos processos que tramitam pela Justiça do Trabalho”, explica o professor de Processo Civil e Processo do Trabalho, Fábio Resende Nardon, responsável pela atividade.